Postado por guilherme em , , , , , | 27 Agosto, 2010 | 1 Comentário

CHT, OHV, OHC ou DOHC?

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Qual a diferença entre os motores CHT, OHV, OHC e DOHC? É importante saber que as siglas tratam da engenharia empregada nas válvulas de admissão e exaustão de um motor de quatro tempos. Dependendo do tipo de engenharia empregada na construção do motor, o comportamento deste muda no que diz respeito ao torque, potência e consumo de combustível. CHT significa High Turbulance Chamber (câmara de alta turbulência) e OHV significa Overhead Valve (válvulas no cabeçote). Ambos são iguais. São projetos antigos, porém muito confiáveis, duráveis e silenciosos. As válvulas no cabeçote são acionadas por balancins, que são por sua vez são acionados por varetas de comando. Geralmente estes motores possuem apenas uma válvula de admissão e uma válvula de exaustão por cilindro. Exemplos clássicos são as motos 125 mais antigas. OHC ou SOHC são iguais: (Single) Overhead Camshaft, ou árvore de comando (única) sobre o cabeçote. Significa que o motor possui uma árvore de comando no cabeçote, que é acionada por uma corrente de comando. Esta configuração é mais moderna e permite um desempenho superior em relação ao comando por varetas, pois o tamanho das varetas é fixo, em quanto que no comando por árvore, o ângulo de abertura e fechamento podem ser diferentes. DOHC significa Double Overhead Camshaft, ou dupla árvore de comando sobre o cabeçote. É igual ao OHC, porém, possui duas árvores de comando no cabeçote (uma para as válvulas admissão, outra para as de escape. O DOHC é o tipo mais moderno e geralmente estes motores possuem de duas a quatro válvulas por cilindro, sendo duas de admissão e duas de exaustão, e que são acionadas por duas árvores de comando (uma para admissão, outra para exaustão). Motores DOHC tendem a ter maior rotação, pois permitem uma abertura bem prematura das válvulas de admissão e um fechamento bem adiado das válvulas de exaustão. Isso se traduz em maior capacidade de admitir combustível e maior vazão dos gases. São motores com desempenho mais elevado, porém, com maior consumo de combustível. As novas BMW R 1200 GS têm motor DOHC, com duplo comando de válvulas em disposição radial promovendo uma potência de 110 cv a 7.750 rpm. Também foram aumentadas as medidas das válvulas de admissão, o que permite que o motor “respire” melhor e possa trabalhar com um regime de giro útil maior, passando de 8000 para 8500 rpm. http://www.motosblog.com.br/2010/05/03/qual-a-diferenca-entre-motores-cht-ohv-ohc-e-dohc/

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1 Resposta para “CHT, OHV, OHC ou DOHC?”

  1. Daniel Ribeiro disse:

    Legal o artigo!

    Só faltou dizer que o texto do artigo e as montagens com as imagens dos cabeçotes foram retirados do Motos Blog.

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